sábado, 4 de novembro de 2017

Aplicativo possibilita estimativa de nota após a prova

Quanto mais estudantes baixarem o aplicativo, mais precisa será a nota calculada

Normalmente, quando terminamos uma prova, ficamos ansiosos para saber se fomos bem, e qual será a nota. Todavia, em exames como o do Enem, por exemplo, o método de correção resulta em peso diferente às questões, o que torna quase impossível prever a pontuação. Pensando nisso, o aplicativo (App) Quero Minha Nota! reúne as respostas de milhares de candidatos para, logo após a prova, estimar as notas nas quatro áreas do conhecimento.
Criado em 2015, o App também calcula as chances de entrada em milhares de cursos de universidades públicas de todo o país. Hoje, a nota no Enem é a maior porta de entrada do ensino superior brasileiro. Em janeiro, por meio do SiSU, 2,5 milhões de candidatos disputaram 238 mil vagas em universidades. Nos últimos anos, universidades particulares também têm utilizado a nota no Enem para selecionar candidatos.
"Quanto mais estudantes baixarem o aplicativo, mais precisa será a nota calculada", revela Ricardo Madeira, professor da FEA/USP e sócio da Tuneduc, empresa de tecnologia educacional responsável pelo desenvolvimento do app. "A partir de um certo número, a projeção fica bastante próxima dos resultados oficiais, que só sairão no ano que vem", complementa. 
“Além de diminuir a ansiedade dos candidatos, nós usamos os dados gerados para criar indicadores relevantes para escolas públicas e privadas melhorarem a aprendizagem", adianta Ricardo. Ao contrário do que pensam alguns alunos e professores, as notas do Enem não vão de 0 a 1000 e não podem ser calculadas a partir da soma de acertos no gabarito. A correção considera a dificuldade das questões, o que abre margem para que dois alunos com o mesmo número de acertos tenham notas completamente diferentes, a depender de quais questões acertaram e erraram.
O app está disponível para download gratuito nas plataformas Android e iOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário